domingo, 16 de dezembro de 2012

Agricultor denuncia desvio de água de adutora em Triunfo Potiguar/RN

Os moradores da Serra de João do Vale, em Triunfo Potiguar, enfrentam dificuldades com o abastecimento de água da adutora que abastece as localidades da região.

De acordo com Janildo George Alves da Silva que reside na comunidade, a distribuição de água é controlada pela Associação de Moradores da Chã do Cajueiro, que está sob o comando da família do vereador Françuar Antonio da Silva, o Chiquinho (PSB). “A situação começou a se complicar depois que um grupo de moradores pediu o afastamento de Chiquinho da presidência da associação, já que ele era candidato nas eleições de outubro, e deveria se afastar do cargo. 

Ele foi afastado, mas entregou o comando a outra pessoa de sua família que passou a dificultar o abastecimento apara as pessoas que pediram o afastamento dele e figuram como adversários”, denuncia.

Janildo George afirma que, antes, os moradores recebiam água três vezes por semana, mas hoje é liberado o abastecimento apenas uma vez por mês. Além disso, recebendo ou não, os moradores são obrigados a pagar 10 metros cúbicos de agua por mês. “Nossa situação é muito difícil, porque quem controla a água está impedindo seu uso para alimentação dos os animais e irrigação de plantas”, disse.
Segundo ele, deveriam ser disponibilizados 120 mil metros por hora, no entanto apenas 40 mil estão chegando ao destino. Ele disse que existem fortes indícios de desvio de água da adutora que fica apenas 4horas aberta para cada ramal, o que tem sido insuficiente para atender a demanda dos moradores. Janildo afirma que com a redução da oferta de água ele ficou sem condições de manter seu plantio de hortaliças, e enfrenta dificuldades de sustentar sua família. “Estão abrindo a adutora e fazendo “gatos” para desviar a água e quem precisa está ficando sem agua para sobreviver” revela o denunciante.
Cezar Alves - Retrato do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário