terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Tomógrafo quebra e diretor do HRTM pede cautela aos motoqueiros

Carla Albuquerque / Da Redação

O Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) que atende a Mossoró e toda região oeste enfrenta mais uma dificuldade. Dessa vez em relação ao aparelho de tomografia, que se encontra com uma placa queimada.

Desde quarta-feira (19) o aparelho que realiza exames de tomografia esta sem funcionar, comprometendo, principalmente o atendimento dos neuros-cirurgiões que necessitam do aparelho para diagnosticar traumas e realizar cirurgias.

Com a chegada das festas de final de ano e a grande movimentação nas estradas, o número de pacientes que poderão dar entrada no HRTM vítimas de acidentes, especialmente com motos, e que irão necessitar do exame de tomografia, deve aumentar consideravelmente.


Segundo o Diretor Médico do Tarcísio Maia, João Firmino da Silva, o técnico da Simes (Empresa que produz o aparelho), esteve no hospital nesta quinta-feira (20) e identificou que o defeito do tomógrafo seria uma placa que estaria quebrada.

“Fizemos o pedido da peça em Recife e estamos aguardando a resposta até a próxima segunda feira (24) caso a peça não seja encontrada em Recife teremos que fazer o pedido em São Paulo” frisa o Diretor, lembrando que neste caso vai demorar ainda mais a chegar e ser instalada.

Enquanto o problema não é resolvido à direção do Hospital fez uma parceria com a Prefeitura Municipal de Mossoró para que os pacientes do HRTM que precisem do exame de tomografia sejam atendidos no Hospital Wilson Rosado.

O diretor lembra que somente os pacientes de Mossoró poderão ser atendidos através desta parceria e alerta os demais municípios da região a procurar a enviar seus pacientes direto os outros Hospitais, como o Walfredo Gurgel em Natal, especialmente em se tratando de traumas.

“Fazemos um alerta a população de Mossoró e região nesse período de final de ano para que tomem bastante cuidado, principalmente no trânsito, pois 90% dos traumas que são tratados no Tarcísio Maia são vítimas de acidentes de trânsito em especial acidentes com motocicletas” afirma o Doutor João Firmino.

Ainda segundo o diretor, existe uma proposta do HRTM com o governo do Estado para a ampliação da equipe de traumatologia e para que se realize um mutirão de cirurgias ortopédicas. “Enviamos uma proposta por escrito para a governadora Rosalba Ciarline que concordou plenamente com a proposta e encaminhou o pedido a secretaria de saúde do Estado para viabilizar a questão.” Comenta o Diretor.
O Doutor João Firmino espera que ate a próxima semana o problema já esteja resolvido.

Retrato do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário