terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Para 76%, há corrupção em obras da Copa, diz Datafolha


Da Folha - A pouco mais de um ano e meio da partida de abertura da Copa, pesquisa Datafolha mostra que 76% dos entrevistados acreditam que há corrupção nas obras do torneio. Apesar do número elevado de pessoas que afirmam que há desvio de recursos públicos, 90% dizem que consideram o Mundial importante para o país (70% pensam que será muito importante, e 20%, um pouco importante). A pesquisa Datafolha ouviu 2.588 pessoas em 160 municípios no dia 13 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
A percepção de que existe corrupção nas obras da Copa aumenta conforme o grau de escolaridade do pesquisado. Entre os que possuem o ensino fundamental, 68% acham que está havendo mau uso de dinheiro público. O percentual sobe para 81% entre os quem têm o ensino médio e para 89% para quem cursou ensino superior.
A ideia de corrupção é menor entre os que têm com renda familiar mais baixa. Na faixa de até dois salários mínimos, o percentual chega a 70%. Sobe para 82% entre os que ganham entre dois e cinco salários e mais oito pontos percentuais no intervalo entre cinco e dez salários. Na faixa acima de dez salários mínimos, o percentual é pouco menor: 87%. O número dos que dizem não acreditar em corrupção (9%) é menor dos que responderam não saber (15%). Para a maioria dos entrevistados (59%), o nível de corrupção nas obras da Copa é igual ao de outras públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário